Um bom café, macarons e nostalgia

Ainda bem que descobriram o segredo desse doce

Macaron da nostalgia.

Macaron de chocolate

Um dia estava passeando pelas bandas dos Jardins quando me deparei com a Le Vin Boulangerie, uma simpática padaria pertencente ao Grupo Le Vin, localizada na Al. Tietê, em São Paulo. Na ocasião eu estava pensando em tomar um café, quando me deparei com uma infinidade de macarons, um doce francês que na verdade parece um biscoito recheado, mas ao mesmo tempo é considerado um bolinho crocante. Fiquei encantada ao provar um macaron sabor chocolate e o café acabou ficando para trás.

Passando novamente pela região e dessa vez determinada a tomar um café da tarde, fui até a Le Vin Patisserie, a confeitaria que também fica na Al. Tietê, ao lado do bistro de mesmo nome, ambos pertencente ao mesmo Grupo, onde novamente pude me deleitar no sabor nostálgico do macaron de chocolate, nostálgico porque lembra uma tarde qualquer onde sua mãe, ou vó, ou tia, está assando um bolo de chocolate e te dá a oportunidade de raspar a massa crua que restou na tigela. É esse o sabor do macaron – tem gosto de massa de bolo crua em uma tarde ensolarada. O café servido é da Nespresso, linha de café gourmet da Nestlé, nada de muito impressionante pois é oferecido em diversos estabelecimentos, mas pelo macaron, combinado a um cappuccino, vale a visita.

Curiosidade – Doce da rainha ou das freiras?

O macaron saiu da Itália no século XVI quando a rainha Catarina di Médici mudou-se para a França. O “Doce da Rainha”, como era chamado, foi levado juntamente com a sua corte e a receita era mantida em segredo. Até que as freiras carmelitas da cidade de Nancy, na França, a descobriram e passaram a reproduzí-la ficando conhecidas como “Irmãs Macarons”.

Já no início do século XX, um homem chamado Pierre Desfontaines teve a brilhante ideia de juntar os coquies a um recheio cremoso e saboroso. Mais recentemente, nos anos 80, o chefe Pierre Hermè criou os macarons que apreciamos hoje – uma explosão de cores e sabores, crocante por fora, macio por dentro.
Anúncios

2 opiniões sobre “Um bom café, macarons e nostalgia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s